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“Avaliação pedagógica nas Ciências Experimentais" - Turma 2

https://www.ryerson.ca/programs/undergraduate/undeclared-science/

Cronograma da ação (todas as sessões online):

Data

Horário

Nº horas

05/jan

16h - 20h

4

8/jan

9h - 13h e 14h - 17h

7

18/jan

18h - 21h

3

29/jan

9h - 13h (trabalho autónomo) e 14h - 17h

7

2/fev

18h - 22h

4

 

 

 

 

 

 

 

 

N.º horas de formação: 25

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com a situação regularizada (até às 23h59 do dia 15 de dezembro), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 18 de dezembro);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.

Objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;
- Incrementar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes de Ciências Naturais/Biologia e Geologia para a construção de recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.

Conteúdos:
A ação de formação será desenvolvida numa perspetiva teórico-prática, privilegiando a articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais/síncronas. As sessões presenciais conjuntas/síncronas têm por objeto os seguintes conteúdos e respetiva carga horária:
1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas;
2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora;
3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 4 horas;
4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 4 horas;
5.Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards.- 4 horas;
6. Processos de recolha de informação - 4 horas. (ASSÍNCRONO)
7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito do curso – 5 horas.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões (25%) + Trabalhos produzidos nas sessões (25%) + Trabalho final individual sobre a formação vivenciada (50%).

Registo: CCPFC/ACC-112948/21
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Rosa Maia
Local: Online
Data de início: 2022-01-05 16:00:00
Data de fim: 2022-02-02 22:00:00
Mínimo: 12
Máximo: 15
Data limite de inscrição: 2021-12-27 23:59:00
Preço para Sócios com cotas regularizadas: €70
Preço para Não sócios/sócios em situação irregular: €90

  • 2022-02-21 10:18:47

Subsites

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade