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Avaliação pedagógica nas Ciências Experimentais (Turma 4)

https://andreiapachecoblog.wordpress.com/2016/04/18/porque-as-actividades-de-ciencias-no-jardim-de-infancia/

Cronograma da ação (sessões online):

Data

Horário

Nº horas

9/3

18h - 21h

3

11/3

9h - 13h e 14h - 17h

7

13/3

18h - 22h

4

16/3

18h - 21h

3

20/3

18h - 22h

4

23/3

18h - 22h

4

N.º participantes (min/máx): 12/15

N.º horas de formação: 25

Abertura de inscrições: 27 de fevereiro às 21h00

Fecho das inscrições: 5 de março às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 27-2-2023), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 1 de março);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 70€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 90€

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.

Objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;
- Incrementar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes de Ciências Naturais/Biologia e Geologia para a construção de recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.

Conteúdos:
A ação de formação será desenvolvida numa perspetiva teórico-prática, privilegiando a articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais/síncronas. As sessões presenciais conjuntas/síncronas têm por objeto os seguintes conteúdos e respetiva carga horária:
1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas;
2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora;
3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 4 horas;
4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 4 horas;
5.Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards.- 4 horas;
6. Processos de recolha de informação - 4 horas. (ASSÍNCRONO)
7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito do curso – 5 horas.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões (25%) + Trabalhos produzidos nas sessões (25%) + Trabalho final individual sobre a formação vivenciada (50%).

Registo: CCPFC/ACC-112948/21
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Rosa Maia
Local: Online
Data de início: 2023-03-09 18:00:00
Data de fim: 2023-03-23 22:00:00
Mínimo: 12
Máximo: 15
Data limite de inscrição: 2023-03-05 23:59:00

  • 2024-03-28 12:09:46

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

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Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

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IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade