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X CONGRESSO APPBG

 

Data/hora: 17 e 24 de abril de 2021

Local: Online (Zoom + Moodle)

N.º participantes (máximo): 200

N.º horas de formação: 14

Abertura de inscrições: 22 de março às 20h00

Fecho das inscrições: 11 de abril às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição;
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 25€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 40€

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação, com envio do comprovativo para geral@appbg.pt. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

 

PROGRAMA DE SÁBADO, 17 DE ABRIL:

9h00 – Sessão de abertura

9h15 – JOÃO COSTASEAE - Ensino, aprendizagem e avaliação na área das Ciências - fundamentos e perspetivas

10h30 – ISABEL P. MARTINS, UAVEIRO - Educação formal em Ciências da Terra e Ciências da Vida. Currículo vertical - tendências e perspetivas atuais

11h30 – Pausa

11h45 – HELENA SANT’OVAIA, UPORTO – O que aprender no século XXI: tendências e perspetivas abertas pelo Perfil dos Alunos (para a área das Ciências Naturais)

12h45 – Final dos trabalhos

 

PROGRAMA DE SÁBADO, 24 DE ABRIL:

9h00 – LUÍS SANTOS, IAVE - Aprendizagens em Ciências da Terra e Ciências da Vida: Dados da avaliação externa - provas de aferição, testes intermédios, exames nacionais e provas internacionais PISA, PIRLS, TIMMS

10h00 – Pausa

10h15 - HELENA DAMIÃO, FPCE UCOIMBRA - O ensino no contexto do “currículo do futuro”: tendências e perspectivas no pós-pandemia.

11h15 – Pausa

11h30 – ISABEL FESTAS, FPCE UCOIMBRA - Como aprendem as crianças e os jovens: contributos da psicologia cognitiva para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais.

12h30 - Pausa para almoço

14h30 – CECÍLIA GALVÃO, IEULISBOA Tendências e perspetivas curriculares internacionais nas Ciências Naturais (Ciências da Terra e Ciências da Vida).

15h30 – Pausa

15h45 – DAVID JUSTINO, NOVA FCSH – Objetivos curriculares e instrumentos de avaliação no ensino.

16h45 – Sessão de encerramento

 

PROGRAMA DE SÁBADO, 8 DE MAIO:

14h30 – WORKSHOPS

16H00 – Pausa

16h15 – WORKSHOPS

17h45 – Encerramento dos trabalhos

 

WORKSHOPS:

WS1 – RUI SOARES: Wikis: mediadores tecnológic@s no ensino-aprendizagem de Biologia e Geologia

WS2 – LUÍS MATIAS: Sismologia na Escola: como usar dados sísmicos na sala de aula

WS3 – ANA PERPÉTUO: Construção de jogos didáticos

WS4 – MARGARIDA OLIVEIRA: Aprender às voltas com o rio Almonda

WS5 – GINA CORREIA: Espreitar para dentro da Terra

WS6 – MARTA AZEVEDO: BLOOM – Um projeto de BioEconomia

WS7 – BETINA LOPES, DIANA SOARES, ISABEL ABRANTES: O ensino prático em Biologia e Geologia e o relatório “V de Gowin”: um casamento ‘fora de moda’ ou ‘mal resolvido’?

WS8 – LEONEL ROCHA: Estratégias para a promoção do Questionamento

WS9 – MAGDA FERNANDES, HUGO GOMES, LUCAS CEZAR, FÁBIO LOUREIRO, EMANUEL DE CASTRO: Geoparks Mundiais da UNESCO e o Outdoor Learning

 

Notas importantes

a) Todos os inscritos deverão inscrever-se nos workshops, por ordem de preferência.

b) Cada formando realizará 2 workshops, obrigatoriamente. Se a aplicação não permite a seleção e inscrição num determinado WS, significa que essa opção já está completa, devendo escolher outro WS.

c) A seleção para um determinado workshop depende da ordem de inscrição do formando e do número de lugares em cada workshop (25).

d) A não submissão do trabalho final individual no Moodle, no prazo estabelecido, significará que o formando não se submeteu à necessária avaliação, o que implicará a não conclusão do curso de formação, recebendo apenas um certificado correspondente a uma ação de formação de curta duração com 6 horas.

e) Mais informações sobre o X Congresso APPBG (programa e sinopse de cada um dos workshops) podem ser obtidas na plataforma Moodle do Centro de Formação “A Terra e a Vida” em

https://mcctic.ese.ipsantarem.pt/appbg/course/index.php?categoryid=13.

 

Abordagens:
- O que se ensina – Currículo Vertical – Aprendizagens Essenciais - Ensino e aprendizagem nas Ciências da Terra e nas Ciências da Vida.
- O que se aprende – Dados da Avaliação Externa – Provas de Aferição, Provas de Exames Finais Nacionais e Provas Internacionais (PISA, PIRLS, TIMSS).
- Como se ensina perante a diversidade de alunos.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

 

Registo: CCPFC/ACC-107467/20
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: vários
Local: Online (Zoom + Moodle)
Data de início: 2021-04-17 09:00:00
Data de fim: 2021-04-24 18:00:00
Mínimo:
Máximo: 200
Data limite de inscrição: 2021-04-11 23:59:00

  • 2021-06-09 00:28:11

Subsites

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Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade