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Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática (grupos disciplinares 110 e 230)

 

 

N.º horas de formação: 25 (11 horas online síncronas + 7 horas online assíncronas + 7 horas presenciais)

Datas:
Sessões online síncronas (11 horas distribuídas por 5 sessões):
20 fevereiro (10h00 – 13h00); 27 fevereiro (10h00 – 12h00); 06 março (10h00 – 12h00);
27 março (10h00 – 12h00) e 10 abril (10h00 – 12h00).
Sessões online assíncronas (7 horas)
Sessão presencial (7 horas) - terá lugar na Escola Superior de Educação de Santarém, no dia 13 de março (09h00 – 13h00 e 14h00 – 17h00).

Local: sessões online - Zoom + Moodle da APPBG | sessão presencial - ESES

N.º participantes (máximo/mínimo): 20/15

Abertura de inscrições: 26 de janeiro às 20h00

Fecho das inscrições: 14 de fevereiro às 23h59

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 55 €
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 70 €

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 31-1-2021);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Sinopse:
A colaboração entre professores é referida em vários documentos de orientação da prática educativa como sendo fundamental para a sua formação científica e pedagógica, nomeadamente no Decreto-Lei n.º 55/2018. Partindo desse pressuposto, esta ação de formação centra-se no conhecimento científico interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências e no conhecimento pedagógico interdisciplinar dos professores. Os formandos irão, ainda, vivenciar várias propostas de trabalho interdisciplinares entre as Ciências e a Matemática de modo a desenvolverem competências que os permita conceber, implementar e avaliar cenários de aprendizagem interdisciplinares em colaboração com outros professores que possam ter impacto na sua prática letiva.

Objetivos a atingir:
1. Conhecer o significado de integração em Ciências e Matemática;
2. Identificar as vantagens e os desafios da integração em Ciências e Matemática;
3. Criar propostas de trabalho interdisciplinar e organizar cenários de aprendizagem para a sua realização;
4. Utilizar técnicas e instrumentos de avaliação adequados para avaliar as aprendizagens dos alunos e promover o desenvolvimento profissional dos professores, em contextos interdisciplinares;
5. Refletir sobre as práticas de colaboração entre professores promotoras da integração em Ciências e Matemática.

Conteúdos da ação:
Módulo 1. A integração em Ciências e Matemática.
• O enquadramento legislativo da integração em Ciências e Matemática.
• A investigação sobre a integração em Ciências e Matemática.
• O conhecimento de conteúdo interdisciplinar (ICK) e o conhecimento de conteúdo pedagógico interdisciplinar (IPCK).
• Benefícios e dificuldades da integração em Ciências e Matemática.
• A colaboração entre professores e a integração em Ciências e Matemática.
• Abordagens educativas promotoras da integração em Ciências e Matemática.

Módulo 2. Propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática.
• Exploração de diferentes propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática adaptadas ao currículo do 1.º CEB e do 2.º CEB, com diferentes recursos e abordagens educativas ativas (inquiry-based learning, problem-based learning e project-based learning).
• As características dos ambientes educativos inovadores e o seu papel na promoção do sucesso escolar.
• A integração de ambientes de aprendizagem digital e de recursos educativos digitais Open Source em propostas de trabalho interdisciplinares.
• A construção colaborativa de cenários de aprendizagem para a realização de propostas de trabalho interdisciplinares em ambientes educativos inovadores.

Módulo 3. Avaliação de propostas de trabalho interdisciplinares em Ciências e Matemática.
• Técnicas e instrumentos de avaliação das aprendizagens dos alunos em contextos de trabalho interdisciplinar;
• Estratégias de reflexão e reorientação para o professor sobre as propostas de trabalho interdisciplinares.

Regime de avaliação:
Os formandos serão avaliados numa escala de 1 a 10, de acordo com o Despacho 4595/2015, de 6 de maio, através da escala e dos parâmetros de avaliação estabelecidos e respeitando os dispositivos legais da avaliação contínua. A avaliação quantitativa final terá em conta a:
- participação das tarefas e discussões nas sessões online síncronas e assíncronas ou sessões presenciais (ponderação de 50%);
- elaboração colaborativa de um cenário de aprendizagem interdisciplinar em ciências e matemática (ponderação de 30%) e reflexão final individual (20%).
Os trabalhos realizados pelos formandos serão submetidos num espaço criado para o efeito na plataforma LMS de acordo com os prazos estabelecidos no início da ação e divulgados nessa plataforma.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110 e 230.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110 e 230.

Registo: CCPFC/ACC-110331/21
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 110 e 230
Formadores: Bento Cavadas, Elisabete Linhares, Maria Clara Martins, Marisa Correia, Nelson Mestrinho, Neusa Branco, Raquel Santos, Susana Colaço (Docentes da Escola Superior de Educação de Santarém)
Local: sessões online - Zoom + Moodle da APPBG | sessão presencial - ESES
Data de início: 2021-02-20 10:00:00
Data de fim: 2021-04-10 12:00:00
Mínimo: 15
Máximo: 20
Data limite de inscrição: 2021-02-14 23:59:00

  • 2021-05-20 23:46:42

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