• geral@appbg.pt

Geologia Urbana – Potencialidades Educativas - Lagos, Faro e Tavira (AFCD)

Fonte: https://docplayer.com.br/73326135-Breves-apontamentos-sobre-a-geologia-e-paleontologia-da-parte-central-da-bacia-algarvia.html

Data:

- 13/03/2021 – 9h30 às 12h00 + 14h00 às 16h30

Local: sessões online (Zoom)

N.º participantes (máximo): 60

N.º horas de formação: 5

Abertura de inscrições: 18-12-2020 às 9h00

Fecho das inscrições: 12-03-2021 às 19h00

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas até ao dia 20-02-2021 = 15€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição;
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Sinopse:
A Flexibilidade Curricular coloca novos desafios aos professores, nomeadamente ao nível das estratégias de ensino e de aprendizagem e em relação aos conhecimentos que necessitam de mobilizar para as implementar. Exigem, também, a exploração de conteúdos geológicos numa perspetiva interdisciplinar. A exploração de interações entre Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente (CTSA), partindo de contextos reais, ajudam a romper com logicas de ensino centradas na abordagem de conceitos e a valorizar a interdisciplinaridade na educação em Ciências.
Dada a riqueza da geodiversidade e das diferentes utilizações que são dadas aos recursos geológicos nas nossas cidades, considera-se pertinente o desenvolvimento de uma formação que permitia sensibilizar os professores para a utilização dos espaços urbanos como local de estudo e de construção de recursos didáticos fundamentais para a melhoria da qualidade das aprendizagens dos alunos, para a consecução das competências explicitadas no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e para a promoção da educação para a sustentabilidade.
As saídas de campo constituem uma estratégia que, bem planeada e explorada, permite a observação direta de materiais geológicos num contexto familiar e próximo dos alunos. A abordagem da Geologia numa saída deste tipo apresenta-se com uma perspetiva diferente e complementar do trabalho na sala de aula ao revelar os conteúdos geológicos na sua aplicação quotidiana.

Objetivos a atingir

  • Contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a perspetiva CTSA no ensino das Ciências;
  • Promover a interdisciplinaridade;
  • Discutir potencialidades de contextos urbanos no ensino e aprendizagem das Ciências;
  • Identificar diferentes tipos de rochas e de materiais de construção e as suas aplicações nas cidades de Lagos, Faro e Tavira;
  • Reconhecer a importância dos recursos geológicos no desenvolvimento das cidades;
  • Partilhar exemplos de recursos didáticos que podem ser utilizados em diferentes níveis de escolaridade para conhecer a geologia urbana das cidades;
  • Formar professores para a prática do trabalho de campo no ensino das Geociências, contemplando as componentes pedagógica e científica;
  • Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase aÌ€ realização de atividades no campo;
  • Divulgar locais com elevado interesse científico e pedagógico para o ensino da Geologia.

Conteúdos da ação:
A Geologia Urbana no Algarve – 3 cidades, 3 oportunidades:

  • A Geologia e Paleontologia do Algarve – alguns exemplos nas rochas ornamentais.
  • Guias de Geologia Urbana de Lagos, Faro e Tavira – como foram produzidos e o que se pode aprender para o contexto de guiões educativos.
  • Diálogos entre a Geologia Urbana e outras áreas do conhecimento – Arquitetura, História e Arte.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 520.

Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta duração (AFCD)
Destinatários: Professores do grupo 520
Formadores: Luís Rodrigues
Local: sessões online (Zoom)
Data de início: 2021-02-27 09:30:00
Data de fim: 2021-02-27 16:30:00
Mínimo: 15
Máximo: 60
Data limite de inscrição: 2021-03-12 19:00:00

  • 2021-03-31 17:54:50

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque