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Deformação e metamorfismo - registo de processos associados. Uma abordagem ao ensino-aprendizagem em contexto de aula a distância

https://bgnaescola.wordpress.com/2010/04/13/fichas-informativas-e-de-trabalho-deformacao-das-rochas/

Data: 30 de Abril, 1 de Maio (17h30 às 19h30 horas) e 2 de Maio (10h30 às 12h30)

Local: 3 sessões online

N.º participantes: 100

N.º horas de formação: 6

Abertura de inscrições: 19 de Abril às 20h00

Fecho das inscrições: 26 de Abril às 24h00

 

Preço da ação:

Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 0€

Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€

 

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição;

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

 

Objetivos e sinopse:

No âmbito das Aprendizagens Essenciais do 11.º ano na componente de Geologia, pretendemos abordar os conceitos de deformação, estruturas de deformação, campo de tensões e comportamento reológico, em paralelo com a tipologia das rochas metamórficas em termos de composição e textura (caraterização dos principais tipos de rochas), bem como os seus contextos de génese e de dependência do protólito (rocha mãe). Serão apresentados exemplos de rochas metamórficas e tipos de metamorfismo que registam, assim como de estruturas presentes na Geologia de Portugal.

Tendo em conta que os processos de metamorfismo e deformação ocorrem, em geral, nos mesmos contextos, verifica-se que uma grande maioria de rochas metamórficas são rochas que apresentam aspetos de deformação. Isto não significa que rochas mais deformadas sejam necessariamente rochas de mais alto grau metamórfico. Os dois processos compaginam-se, mas são distintos. Nem todas as rochas deformam da mesma forma e por sua vez, respondem aos agentes de metamorfismo também de forma distinta.

 

Conteúdos da ação:

I Conceitos teóricos

1. Deformação de rochas
1.1 Estruturas de deformação
1.2 Campo de tensões
1.3. Deformação das rochas
1.4 Comportamentos reológicos das rochas
1.5 Deformação dúctil e frágil: influência da temperatura, pressão confinante e pressão de fluidos.
1.6 Análise geométrica de falhas e dobras.
1.7 Exemplos de estruturas na Geologia de Portugal

2. Metamorfismo e rochas metamórficas
2.1 Principais tipos composicionais de rochas metamórficas (composição do protólito)
2.2 Texturas e estrutura das rochas metamórficas
2.3 Fatores de metamorfismo
2.4 Tipos de metamorfismo e a sua contextualização
2.5 Exemplos de rochas metamórficas na Geologia de Portugal
2.6 Estudo prático de rochas metamórficas e diferentes escalas: google earth, campo e laboratório

II Desafios de Ensino a Distância

Visita guiada através do google earth a um maciço metamórfico com forte deformação na falha de cisalhamento Porto-Tomar.

 

Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230 e 520
Formadores: Helena Sant’Ovaia e Maria dos Anjos Ribeiro
Local: 3 sessões online
Data de início: 2020-04-30 17:30:00
Data de fim: 2020-05-02 12:30:00
Mínimo:
Máximo: 30
Data limite de inscrição: 2020-04-26 23:59:00

  • 2020-10-20 00:28:46

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade