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Atividades práticas para o ensino das Ciências da Terra

Datas: 25 de Janeiro e 1 de Fevereiro de 2020

Local: Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego

N.º participantes: 15

N.º horas de formação: 15

Abertura de inscrições: 12 de Janeiro às 12h00

Fecho das inscrições: 19 de Janeiro às 24h00

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição;

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

 

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

 

Preço da ação:

Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 35€

Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 45€

 

Nota:

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

 

Objetivos e sinopse:

1. Proporcionar a aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento de atividades práticas no âmbito das Ciências da Terra.

2. Criar condições para os participantes dinamizarem, com eficácia, atividades práticas no âmbito das Ciências da Terra.

3. Potenciar a reflexão docente sobre as suas práticas pedagógicas e o sentido das alterações a introduzir.

4. Facultar a interação e a partilha de saberes, de experiências e de materiais.

6. Envolver os participantes para a aprendizagem ao longo da vida como elemento estruturante do desenvolvimento profissional.

7. Atualizar e aprofundar conhecimentos nas vertentes teórica e prática.

8. Aperfeiçoar competências científicas e profissionais

 

Conteúdos da ação:

1. Apresentação dos formandos e dos conteúdos do curso de formação e discussão dos critérios de avaliação: 1h

2. Dinamização de atividades: 13h

2.1. Tectónica de placas.

2.2. Estrutura interna da Terra.

2.3. Identificação de rochas.

2.4. Ciclo das rochas.

2.5. Ciências da Terra em torno da Escola.

2.6. Tempo geológico

3. Avaliação da atividade e autoavaliação: 1h

 

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

 

Critérios de avaliação:

­ Empenho e participação nas sessões e trabalhos produzidos nas sessões – 70%

­ Trabalho final individual, ou reflexão crítica, individual, sobre a formação vivenciada – 30%

 

Registo: CCPFC/ACC-106545/19
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230 e 520
Formadores: Gina Correia
Local: Agrupamento de Escolas da Sé - Lamego
Data de início: 2020-01-25 00:00:00
Data de fim: 2020-02-01 00:00:00
Mínimo: 15
Máximo: 15
Data limite de inscrição: 2020-01-24 23:59:00

  • 2020-10-20 00:28:41

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

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Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

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Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

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IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade