Avaliar para aprender: planificar e conceber dispositivos de avaliação na sala de aula de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia
Fonte: https://natsci.claremont.edu/directory/, em 4-9-2025)
Cronograma da ação (sessões online + presenciais):
Data |
Horário |
Modalidade |
10/10 |
18h30 às 19h30 |
Online (assíncrona) |
11/10 |
9h30 às 13h00 14h30 às 18h00 |
Presencial (Coimbra) |
15/10 |
18h00 às 20h00 |
Online (assíncrona) |
22/10 |
18h00 às 20h00 |
Online (assíncrona) |
29/10 |
18h00 às 20h00 |
Online (assíncrona) |
5/11 |
18h00 às 20h00 |
Online (assíncrona) |
8/11 |
9h30 às 12h30 |
Online (síncrona) |
29/11 |
9h00 às 13h00 |
Presencial (Coimbra) |
7/12 |
18h00 às 20h00 |
Online (assíncrona) |
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 26-9-2025), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 26-9-2025);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 23h59 do dia 26-9-2025) = 80€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 110€
Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Objetivos:
- Reforçar competências pedagógicas e técnicas dos docentes na área que se apresenta como objeto da formação;
- Otimizar o conhecimento dos docentes sobre questões teóricas, pedagógicas e didáticas da avaliação;
- Promover práticas pedagógicas, didáticas e avaliativas inovadoras, proporcionando um espaço comum de reflexão e de partilha.
Conteúdos:
- Apresentação da ação: apresentação do formador e dos formandos; apresentação das expetativas face à ação de formação; análise de documentação;
- A avaliação: aprofundamento do conhecimento sobre questões teóricas e de enquadramento da avaliação pedagógica (conceitos estruturantes; matrizes, itens de teste, tarefas, questões de aula);
- Conceber um dispositivo de avaliação: objetivos; avaliação e currículo; estruturação, planificação e desenvolvimento; critérios de avaliação;
- Analisar os resultados: avaliação e classificação; avaliação e informação; comunicação e feedback;
- Avaliação da ação.
Metodologias: A ação será realizada com sessões presenciais e a distância (regime de b-learning), desenvolvido na plataforma Moodle (modo assíncrono) e na plataforma Zoom (modo síncrono). Os formandos construirão a sua aprendizagem com recurso a trabalhos individuais e de grupo com o apoio da formadora, concluindo com apresentação e reflexão conjunta. Os formandos aplicarão os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos (conceção de dispositivos de avaliação para a sala de aula).
Regime de avaliação: A avaliação dos formandos baseia-se no registo da sua participação nas atividades presenciais, síncronas e assíncronas, na execução de tarefas que lhes vão sendo solicitadas em diferentes momentos e no relatório individual de reflexão crítica, no qual deve constar o contributo da ação para a prática enquanto docente e uma reflexão sobre a sua participação na ação e sugestões de melhoria.
A avaliação é quantitativa, na escala de 1 a 10, assentando a avaliação qualitativa, conforme Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, e de acordo com o n.º 2 do artigo 46 do ECD (Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de janeiro), na seguinte escala: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
O direito a certificação implica, obrigatoriamente, a frequência de 2/3 da totalidade das horas de formação (presencial, online síncrono e assíncrono), bem como a obtenção de uma avaliação mínima de 5 valores.
Registo:Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Paula Simões
Local: online e presencial (Coimbra)
Data de início: 2025-10-10 18:30:00
Data de fim: 2025-11-28 13:00:00
Mínimo: 17
Máximo: 20
Data limite de inscrição: 2025-10-05 23:59:00
Inscrever
- 2025-09-26 23:20:57
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