• geral@appbg.pt

CF "O Ciclo das Rochas e os Sistemas Terrestres da nossa área escolar" (segundo Nir Orion)

Descrição da ação: O CF será dinamizado pelo Professor Nir Orion, especialista mundial no ensino das Geociências, nomeadamente no ensino das Geociências através das atividades de campo, que vem propositadamente a Portugal para esta atividade (https://www.weizmann.ac.il/ScienceTeaching/Orion/). O CF terá um dia (sábado, dia 26 de outubro) dedicado a uma visita de campo (Coimbra-Santa Comba Dão-Penacova-Coimbra) e o segundo dia (domingo, dia 27 de outubro) será dedicado ao trabalho prático em laboratório, com atividades práticas pós-visita de campo, que podem ser reproduzidas pelos formandos com os respetivos alunos.

Nota importante: a comunicação do Professor Nir Orion será realizada em inglês.

Datas: 26 e 27 de outubro de 2024

Local: Coimbra

N.º participantes (min/máx): 16/32

N.º horas de formação: 20

Abertura de inscrições: 28-9-2024 às 12h00

Fecho das inscrições: 6-10-2024, às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 27-9-2024), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 29-9-2024);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após essa receção. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 27-9-2024) = 80€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 100€

O preço da inscrição inclui: Viagem em autocarro durante o dia 26 de outubro (visita de campo)

Notas importantes: O almoço durante a visita de campo (dia 26 de outubro) é na modalidade de farnel, da responsabilidade de cada formando.

Objetivos:

  • (Re)construir a abordagem ao Ciclo das Rochas e aos sistemas terrestres como exemplo de estratégia de ensino-aprendizagem em Geociências.
  • Estimular o ambiente de aprendizagem ao ar livre;
  • Estimular o processo de aprendizagem das Geociências baseado na investigação (IBL) e no instinto de aprendizagem.
  • Construir uma saída de campo com base no modelo de Nir Orion (1993) - um projeto de sequência de aprendizagem do concreto ao abstrato.
  • Desenvolver atitudes e valores inerentes ao Trabalho de Campo (TC) em ambiente natural, de modo a que os formandos desenvolvam, não só os seus conhecimentos científicos/didáticos/pedagógicos, mas também atitudes de cooperação, partilha e de respeito pelo património natural.
  • Promover a educação para o desenvolvimento sustentado através da divulgação e geoconservação da geodiversidade e do património geológico.

 Conteúdos:
- O Trabalho de Campo no ensino-aprendizagem das Geociências, tendo em conta o Ciclo das Rochas e os diferentes sistemas terrestres;
- O Ciclo das Rochas;
- O sistema Terra;
- As interações entre os diferentes subsistemas terrestres.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110, 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110, 230 e 520.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação:
- Participação e empenho nas sessões de trabalho presenciais (2 valores).
- Trabalho final individual sobre a formação realizada (8 valores).

 

Registo: Em processo de acreditação
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 110, 230 e 520
Formadores: Nir Orion
Local: Coimbra
Data de início: 2024-10-26 09:00:00
Data de fim: 2024-10-27 19:00:00
Mínimo: 20
Máximo: 32
Data limite de inscrição: 2024-10-11 23:59:00

  • 2024-10-09 20:36:26

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade