• geral@appbg.pt

Contributo dos icnofósseis do Cenozoico para a compreensão da história geológica de Portugal

Fonte: https://www.nationalgeographic.pt/historia/os-elefantes-da-costa-vicentina_1351

Datas: 8, 9 e 10 de junho de 2024

Nota importante: o dia 9 de junho (domingo) é o dia das eleições europeias, mas o voto pode ser realizado de forma antecipada.

Local: Lepe (Espanha), costa algarvia e costa vicentina, Sesimbra.

N.º participantes (min/máx): 14/20

N.º horas de formação: 25

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a
) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 26-1-2024), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 28-1-2024);

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após essa receção. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 26-1-2024) = 260€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 290€

O pagamento poderá ser feito nas seguintes prestações:

a) 100€ após a receção da notificação de seleção;

b) 80€ até ao dia 31 de março;

c) 80€ (sócios) / 110€ (não sócios) até ao dia 31 de maio.

O preço da inscrição inclui:
- 3 noites (7, 8 e 9 de junho) em quarto duplo;
- 2 jantares (bebidas não incluídas), dos dias 8 e 9 de junho.

Notas importantes:
1 - O transporte durante o CF será efetuado nas viaturas dos próprios formandos.
2 - O almoço durante a visita de campo é na modalidade de farnel, da responsabilidade de cada formando.

Programa:
Dia 7 - Dormida no hotel DoubleTree by Hilton Islantilla Beach Golf Resort (Lepe, Espanha)
Dia 8 - Pequeno almoço no hotel. O dia de trabalho começa em Lepe, Espanha, com a orientação do Prof. Fernando Muniz, da Universidade de Sevilha. Visita a uma área equivalente da Ria Formosa, seguindo-se um workshop de Neoicnologia, com a execução de moldes de tocas do caranguejo anfibio Uca tangeri. A parte da tarde inclui visitas no Mio-Pliocénico semelhante ao do Algarve oriental.
Jantar. Dormida no hotel Praia Sol (Quarteira).
Dia 9 - Pequeno almoço no hotel. Visita a mega superfície bioerosionada e visita a alguns geoicnossítios do Algarve e costa do Alentejo.
Jantar. Dormida na Pousada da Juventude de Almograve.
Dia 10 - Pequeno almoço na Pousada da Juventude. Visitas na região de Foz da Fonte (Sesimbra).

Objetivos:

  • Contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a perspetiva CTSA no ensino das Ciências da Terra, sensu lato;
  • Contribuir para a aquisição de conhecimentos em sedimentologia, biologia comportamental, icnologia, petrologia sedimentar e geologia estrutural do Cenozoico;
  • Compreender o contributo da icnologia do Cenozoico para a reconstrução de paleoambientes e a evolução da vida;
  • Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase aÌ€ realização de atividades de campo em ambientes sedimentares;
  • Divulgar locais com elevado interesse científico - geológico e paleontológico - e pedagógico para o ensino da Geologia.
  • Atualizar conhecimentos em Paleontologia, nomeadamente em icnologia;
  • Atualizar as técnicas de observação e de classificação de rochas e icnofósseis in situ;
  • Sensibilizar para a importância da preservação da geodiversidade e do património geológico e paleontológico;
  • Promover o intercâmbio de experiências letivas entre docentes.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação:
Participação e empenho nas sessões de trabalho presenciais (2 valores).
Trabalho final individual sobre a formação realizada (8 valores).

 

Registo: CCPFC/ACC-123315/24
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230 e 520
Formadores: Carlos Neto de Carvalho e Fernando Muniz
Local: Lepe (Espanha), costa algarvia e costa vicentina, Sesimbra
Data de início: 2024-06-07 12:00:00
Data de fim: 2024-06-10 19:00:00
Mínimo: 14
Máximo: 20
Data limite de inscrição: 2024-02-10 23:59:00

  • 2024-06-09 00:06:57

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque