Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) “Crianças e jovens em risco: conhecê-los para melhor educar" (online)
N.º horas de formação: 3 (online)
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 22 de novembro);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Nota: após receção da notificação de seleção, o formando deverá efetuar o pagamento da ação durante as 48 horas seguintes, com o envio do comprovativo para geral@appbg.pt. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 0 €
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 10 €
Objetivos:
- Fomentar o debate sobre a sociedade atual e suas implicações na problemática das “crianças em risco”;
- Promover a reflexão crítica sobre o papel do Professor na promoção e proteção de crianças em risco;
- Divulgar a PAJE – Apoio a Jovens (Ex)acolhidos e das suas principais linhas de atuação;
Conteúdos:
- Motivos para termos crianças “em risco”;
- Possíveis consequências ao longo da vida para as “crianças em risco”;
- O Professor como garante da promoção e proteção das crianças;
- Apresentação da PAJE – Apoio a Jovens (Ex)acolhidos e das suas principais linhas de atuação;
Fundamentação:
As metas fundamentais da ONU (com vista à melhoria do Mundo), refere-se à Educação quando diz: "Construir e melhorar estruturas educacionais que sejam sensíveis às crianças, às deficiências e ao género de forma proporcionar um envolvimento seguro, não - violento, inclusivo e eficaz para todos."
O modelo conceptual em vigor, bem como a atual legislação consagram que a Escola, através de uma ação concertada e assente em modelos de cooperação mútua com as restantes entidades que constituem o sistema social de proteção, devem promover pela avaliação cuidadosa de todas as alegações de eventuais abusos/negligência e pela promoção de estratégias/metodologias de intervenção que, direta ou indiretamente, visem promover o bem-estar e a segurança das crianças e jovens, em contexto escolar.
Mas a entidade Escola, enquanto espaço de excelência para o desenvolvimento de crianças e jovens, é o local onde se desenrolam diversos tipos de relacionamento afetivo entre pares, professores e funcionários. Assim, os elementos que constituem a Escola têm uma responsabilidade acrescida em matéria de proteção, porque as crianças e os jovens desenvolvem com eles laços de afetividade e esperam deles apoio e proteção.
O número de sinalizações por parte das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens em risco, e tendo as crianças o direito a crescer num ambiente harmonioso, equilibrado e securizante, torna-se fundamental o desempenho dos cuidadores – professores e assistentes operacionais, junto das crianças e jovens que deles mais necessitam.
Deste contexto nasce este ACD, com o objectivo de ser geradora de construtos que permitam entender melhor o papel da Escola e do Professor como contexto de promoção e proteção de crianças e jovens em risco, enquanto elementos de proteção e avaliadores de indicadores dos sinais de perigo, concorrendo para a inclusão social, promovendo o sucesso escolar e diminuindo o absentismo/abandono.
Registo:Modalidade: Ação de Formação de Curta duração (AFCD)
Destinatários: Professores de todos os grupos disciplinares
Formadores: João Pedro Gaspar
Local:
Data de início: 2021-12-04 09:30:00
Data de fim: 2021-12-04 12:30:00
Mínimo:
Máximo: 100
Data limite de inscrição: 2021-11-30 23:59:00
- 2021-12-07 13:48:05