• geral@appbg.pt

Relevância geológica e histórica da Heritage Stone Brecha da Arrábida

Fonte: https://www.fct.unl.pt/noticias/2023/03/brecha-da-arrabida-classificada-como-pedra-patrimonio-mundial-em-processo-liderado-por-professor-da

Datas: 5 e 6 de outubro de 2024 (com 2 horas teóricas online, no dia 3 de outubro, das 18h00 às 20h00, e as restantes horas em trabalho de campo)

Local: Serra da Arrábida

N.º participantes (min/máx): 18/24

N.º horas de formação: 15 (2 horas teóricas online, no dia 3 de outubro, das 18h00 às 20h00, e as restantes horas em trabalho de campo)

Abertura de inscrições: dia 11-9-2022, às 12h00

Fecho das inscrições: dia 22-9-2022, às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 23h59 do dia 10-9-2024), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 13-9-2024);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 23h59 do dia 10-9-2024) = 160€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 180€

Associados da APPBG com as quotas atualizadas, sem alojamento e sem jantar = 75€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados, sem alojamento e sem jantar = 95€

O preço da inscrição (programa completo) inclui:
- 2 noite (4 e 5 de outubro) em quarto duplo (APA);
- jantar do dia 5 de outubro.

Nota: o transporte durante o CF será efetuado nas viaturas dos próprios formandos.

Objetivos:
- Reconhecer a fundamentação da classificação da Brecha da Arrábida como IUGS Heritage Stone.
- Compreender a relevância científica, histórica e arquitetónica da Brecha da Arrábida.
- Distinguir e conhecer os processos de formação de diferentes tipos de conglomerados na região da Arrábida, associados à evolução de uma bacia sedimentar do tipo atlântico, a Bacia Lusitaniana;
- Desenvolver o raciocínio geológico através da observação de campo;
- Realizar uma abordagem interdisciplinar a partir de um objeto geológico;
- Compreender a importância que as rochas tiveram na história das sociedades, em diferentes momentos.;
- Apreciar o Património Geológico como elemento para o desenvolvimento sustentável local e regional;
- Consciencializar para a Geodiversidade e para a Geoconservação.
- Comemorar o Dia Internacional da Geodiversidade.

Conteúdos da ação:
a) Perspetiva histórica do conhecimento científico sobre a Brecha da Arrábida;
b) Evolução tectónica da Bacia Lusitaniana, particularmente no seu setor meridional.
c) Observação e interpretação, in situ, de aspetos relacionados com a evolução geodinâmica da serra da Arrábida;
d) Estruturas primárias observáveis em rochas sedimentares, reveladoras da dinâmica dos respetivos ambientes de formação;
e) Estruturas não primárias, resultantes de diferentes mecanismos de deformação e/ou diagénese;
f) Atividades exemplificativas de trabalho de campo em Sedimentologia, Estratigrafia, Vulcanologia e Geologia Estrutural;
g) Visita a antigas pedreiras e afloramentos de Brecha da Arrábida;
h) Visita a exemplares de património edificado com aplicações de Brecha da Arrábida;
i) Análise, ilustração em caderno de campo, e interpretação, de estruturas geológicas;
j) Conceito de IUGS Heritage Stone;
k) Paisagem e património histórico-cultural da serra da Arrábida e da cidade de Setúbal;
l) Potencialidades didáticas da abordagem interdisciplinar de um objeto geológico;
m) Sensibilização dos formandos relativamente à necessidade de proteção do Património Geológico e da Geodiversidade.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110, 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110, 230 e 520.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar.

A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação:
- Participação e empenho nas sessões de trabalho presenciais (2 valores).
- Trabalho final individual sobre a formação realizada (8 valores).

Registo: CCPFC/ACC-130435/24
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 110, 230 e 520
Formadores: José Carlos Kullberg e António Prego
Local: Serra da Arrábida
Data de início: 2024-10-05 09:00:00
Data de fim: 2024-10-06 18:00:00
Mínimo: 18
Máximo: 24
Data limite de inscrição: 2024-09-22 23:59:00

  • 2024-10-03 23:00:12

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque