• geral@appbg.pt
Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

Programa

9:00 - Abertura do Secretariado

9:30 - Sessão de abertura

 

PAINEL I - ENQUADRAMENTO TEÓRICO

10:00 - Maria João Horta, Subdiretora-Geral DGE - Enquadramento, finalidades e desafios do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e das Aprendizagens Essenciais para o Ensino das Ciências em Portugal

10:45 - Ariana Cosme, FPCE UP - Autonomia e Flexibilidade Curricular - desafios para o ensino e aprendizagem das Ciências Naturais em Portugal

11:30 - Coffee Break

11:50 - Eugénia Cândido, DGE - Aprendizagens Essenciais de Ciências Naturais e Biologia e Geologia: Desafios

12:20 - Membros da equipa autoral da APPBG - Apresentação das Aprendizagens Essenciais por níveis/ciclos de ensino

 

13:30 - ALMOÇO

 

PAINEL II - SESSÕES PARALELAS

15:00 - Sessões de trabalho paralelas para reflexão e discussão acerca da operacionalização das Aprendizagens Essenciais num regime de Autonomia e Flexibilidade Curricular, organizadas por níveis/ciclos de ensino (1.º, 2.º, 3.º CEB e Secundário), dinamizadas por colegas que implementaram o PAFC em 2017/2018

16:30 - Coffee Break

17:00 - Plenário

18:00 - Sessão de Encerramento

  • 2018-12-19 17:55:00

Subsites

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade