• geral@appbg.pt

Metodologia de Trabalho de Campo em Geologia e Paleontologia na Orla Mesocenozóica Ocidental

Fonte: https://www.roselinde.me/portugal-dinosaurs-at-cabo-espichel/

Datas: 14 e 15 de setembro de 2024

Local: Cabo Espichel, Parede, Carcavelos

N.º participantes (min/máx): 14/24

N.º horas de formação: 15

Abertura de inscrições: 18-7-2024 às 21h00

Fecho das inscrições: 28-7-2024, às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a
) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 18-7-2024), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 20-7-2024);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento (na totalidade ou sinal de 80€) da ação até 48 horas após essa receção. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 18-7-2024) = 160€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 180€
Associados da APPBG com as quotas atualizadas, sem alojamento e sem jantar = 60€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados, sem alojamento e sem jantar = 90€

Nota: o valor da inscrição correspondente ao programa total pode ser pago de acordo com o seguinte calendário:

a) 80€ no ato da inscrição/seleção;

b) 80€ (sócios) / 100€ (não sócios) até ao dia 31 de agosto.

O preço da inscrição inclui:
- 2 noites (13 e 14 de setembro) em quarto duplo;
- 1 jantar (bebidas não incluídas), do dia 14 de setembro.

Notas importantes:
1 - O transporte durante o CF será efetuado nas viaturas dos próprios formandos.
2 - O almoço durante a visita de campo (dias 14 e 15) é na modalidade de farnel, da responsabilidade de cada formando.

Objetivos:
- Promover a integração de conhecimentos na área das Geociências e propor novos instrumentos e métodos para o seu ensino;
- Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades no campo;
- Estabelecer a ligação entre os conteúdos abordados nos programas curriculares e a prática de saídas de campo que motivem e facilitem a compreensão daqueles conteúdos;
- Promover a educação para o desenvolvimento sustentado por intermédio da conservação do património geológico e preservação da herança geológica, consubstanciada no conhecimento científico de alguns geossítios da Bacia Lusitânica;
- Conhecer a evolução geodinâmica da atual margem ocidental ibérica, no final do Paleozoico e início do Mesozoico;
- Adquirir competências diversificadas de análise geológica no campo, em particular a partir da análise estrutural e sedimentar;
- Formar professores para a prática do trabalho de campo no ensino das Geociências.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110, 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 110, 230 e 520.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação:
- Participação e empenho nas sessões de trabalho presenciais (2 valores).
- Trabalho final individual sobre a formação realizada, integrando a reflexão sobre o contributo do Curso de Formação para o desenvolvimento profissional e o sucesso educativo dos alunos (8 valores).

 

Registo: CCPFC/ACC-127676/24
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 110, 230 e 520
Formadores: Carlos Neto de Carvalho e Silvério Figueiredo
Local: Cabo Espichel, Parede, Carcavelos
Data de início: 2024-09-14 09:00:00
Data de fim: 2024-09-15 19:00:00
Mínimo: 14
Máximo: 24
Data limite de inscrição: 2024-07-28 23:59:00

  • 2024-08-31 22:22:21

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade