• geral@appbg.pt

CF Geologia urbana - ensinar e aprender geociências nas cidades portuguesas (ONLINE)

Datas:
- 11/11/2023 - Aveiro (Celso Gomes): 9h00 às 13h00
- 14 e 15/11/2023 - Braga (Pedro Pimenta): 18h00 às 20h00
- 20 e 22/11/2023 - Loulé, Silves e Lagoa (Hélder Pereira): 18h00 às 20h00
- 23 e 30/11/2023 - Lisboa (Mário Cachão): 18h00 às 20h00
- 25/11/2023 - Castelo Branco + Penha Garcia (Carlos N. Carvalho): 9h00 às 13h00

Local: sessões online (Zoom)

N.º horas de formação: 25

Abertura de inscrições: 17-10-2023, às 21h00

Fecho das inscrições: 29-10-2023, às 23h59

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas até às 19h00 do dia 17-10-2023 = 45€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 60€

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 17-10-2023), por ordem de inscrição (prioridade até ao dia 19-10-2020, às 23h59);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento do valor da primeira prestação da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Objetivos a atingir:
•Contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a perspetiva CTSA no ensino das Ciências;
•Promover a interdisciplinaridade;
•Discutir potencialidades de contextos urbanos no ensino e aprendizagem das Ciências;
•Identificar diferentes tipos de rochas e de materiais de construção e as suas aplicações nas diferentes cidades;
•Reconhecer a importância dos recursos geológicos no desenvolvimento das cidades;
•Partilhar exemplos de recursos didáticos que podem ser utilizados em diferentes níveis de escolaridade para conhecer a geologia urbana das cidades;
•Formar professores para a prática do trabalho de campo no ensino das Geociências, contemplando as componentes pedagógica e científica;
•Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase à realização de atividades no campo;
•Divulgar locais com elevado interesse científico e pedagógico para o ensino da Geologia

Regime de avaliação:
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015. Para obter a certificação, é necessária a frequência de, pelo menos, dois terços do total das 25 horas de formação.

Critérios de avaliação:

  • Participação e empenho (2 valores).
  • Resposta a questionário contendo itens sobre cada uma das cidades apresentadas (8 valores).

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Registo: CCPFC/ACC-121739/23
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Celso Gomes, Carlos N. Carvalho, Hélder Pereira, Mário Cachão, Pedro Pimenta
Local: online (Zoom)
Data de início: 2023-11-11 09:00:00
Data de fim: 2023-11-25 13:00:00
Mínimo: 15
Máximo: 40
Data limite de inscrição: 2023-10-29 23:59:00

  • 2023-11-03 19:03:16

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque