• geral@appbg.pt

Contributo dos icnofósseis do Mesozoico para a compreensão da história geológica de Portugal

Fonte: https://www.allaboutportugal.pt/pt/ourem/atracoes-turisticas/monumento-natural-das-pegadas-de-dinossaurios

Datas: 16 e 17 de setembro de 2023

Local: Praia do Salgado (Alcobaça), Praia Jurássica de S. Bento (Maciço Calcário Estremenho) e Cabo Espichel.

N.º participantes (min/máx): 20/24

N.º horas de formação: 15

Abertura de inscrições: dia 28-6-2023, às 21h00

Fecho das inscrições: dia 16-7-2022, às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - formandos que realizaram o CF Icnofósseis do Paleozoico (prioridade até às 23h59 do dia 30-6-2023);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 28-6-2023), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 30-6-2023);
c) 3.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 28-6-2023) = 120€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 150€

O preço da inscrição inclui:
- 1 noite (16 para 17 de setembro) em quarto duplo;
- jantar do dia 16 de setembro;

Notas:
1 - o transporte durante o CF será efetuado nas viaturas dos próprios formandos.
2 - o almoço durante a visita de campo é na modalidade de farnel, da responsabilidade de cada formando.

Objetivos:

  • Contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a perspetiva CTSA no ensino das Ciências da Terra, sensu lato;
  • Contribuir para a aquisição de conhecimentos em sedimentologia, biologia comportamental, icnologia, petrologia sedimentar e geologia estrutural do Mesozoico;
  • Compreender o contributo da icnologia do Mesozoico para a reconstrução de paleoambientes e evolução da vida;
  • Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase aÌ€ realização de atividades de campo em ambientes sedimentares;
  • Divulgar locais com elevado interesse científico - geológico e paleontológico - e pedagógico para o ensino da Geologia.
  • Atualizar conhecimentos em Paleontologia, nomeadamente em icnologia;
  • Atualizar as técnicas de observação e de classificação de rochas e icnofósseis in situ;
  • Sensibilizar para a importância da preservação da geodiversidade e do património geológico e paleontológico;
  • Promover o intercâmbio de experiências letivas entre docentes.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação:
Participação e empenho nas sessões de trabalho presenciais (2 valores).
Trabalho final individual sobre a formação realizada, integrando a reflexão sobre o contributo do Curso de Formação para o desenvolvimento profissional e o sucesso educativo dos alunos (8 valores).

Registo: CCPFC/ACC-115948/22
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230 e 520
Formadores: Carlos Neto de Carvalho
Local: Praia do Salgado (Alcobaça), Praia Jurássica de S. Bento (Maciço Calcário Estremenho) e Cabo Espichel.
Data de início: 2023-09-16 09:00:00
Data de fim: 2023-09-17 19:00:00
Mínimo: 20
Máximo: 24
Data limite de inscrição: 2023-07-16 23:59:00

  • 2023-07-27 19:39:51

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque