• geral@appbg.pt

Contributo dos icnofósseis do Paleozoico para a compreensão da história geológica de Portugal

Datas: 19, 20 e 21 de maio de 2023

Local: Geoparques Mundiais da UNESCO Naturtejo (Portugal) e Villuercas (Espanha)

N.º participantes (min/máx): 17/24

N.º horas de formação: 15

Abertura de inscrições: dia 9-1-2023, às 21h00

Fecho das inscrições: dia 22-1-2023, às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 9-1-2023), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 12-1-2023);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 9-1-2023) = 120€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 160€

O preço da inscrição inclui:
- 2 noites (31/3 e 1 e 2/4) em quarto duplo;
- jantar dos dias 31/3 e 1/4;

Notas:
1 - o ponto de encontro será em Castelo Branco, ao final da tarde do dia 31/3, partindo o grupo em viaturas próprias para Guadalupe (Extremadura, Espanha);
2 - o almoço dos dias 1 e 2/4 será durante a visita de campo e na modalidade de farnel, da responsabilidade de cada formando.

Objetivos:

  • Contribuir para uma reflexão mais aprofundada sobre a perspetiva CTSA no ensino das Ciências da Terra, sensu lato;
  • Contribuir para a aquisição de conhecimentos em sedimentologia, biologia comportamental, icnologia, petrologia metamórfica e geologia estrutural do Paleozoico;
  • Compreender o contributo da icnologia do Paleozoico para a reconstrução de paleoambientes e evolução da vida;
  • Criar métodos e ferramentas que permitam diversificar ambientes de aprendizagem, dando ênfase aÌ€ realização de atividades de campo em ambientes metamórficos;
  • Divulgar locais com elevado interesse científico - geológico e paleontológico - e pedagógico para o ensino da Geologia.
  • Atualizar conhecimentos em Paleontologia, nomeadamente em icnologia;
  • Atualizar as técnicas de observação e de classificação de rochas e icnofósseis in situ;
  • Sensibilizar para a importância da preservação da geodiversidade e do património geológico e paleontológico;
  • Promover o intercâmbio de experiências letivas entre docentes

Programa:

Sexta-feira, 31 de março de 2023
- 18h00/19h00 - Partida de Castelo Branco em direção a Guadalupe (Extremadura, Espanha), com paragem para jantar durante o trajeto.
- Check-in na unidade hoteleira em Guadalupe

Sábado, 1 de abril de 2023
8h00 - Pequeno-almoço na unidade hoteleira;
9h00 - Visita ao Centro de Interpretação do Geoparque Villuercas Mundial da Unesco, em Cañamero (boas vindas e pequena introdução à Icnologia);
11h00 - Visita ao Sítio Paleontológico de Risco Carbonero, para conhecer um dos icnofósseis mais característicos do Ordovícico;
13h00 - Almoço (farnel) e viagem para Cachorilla;
16h30 - Caminhada de 5 km até Canchos de Ramiro, para descobrir os mais antigos vestígios de atividade animal, com 565 Ma.
20h00 - Check-in e jantar em unidade hoteleira em Monfortinho

Domingo, 2 de março de 2023
8h30 – Pequeno almoço na unidade hoteleira
9h30 - Visita ao Parque Icnológico de Penha Garcia: o comportamento das trilobites e o Grande Evento de Biodiversificação do Ordovícico;
12h30 - Almoço piquenique na Herdade de Vale Feitoso;
13h30 - Caminhada pela Herdade de Vale Feitoso, à descoberta de evidências da Glaciação Hirnantiana e da Grande Extinção do final do Ordovícico;
16h00 - Regresso a Castelo Branco e fim do programa.

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação:
Participação e empenho nas sessões de trabalho presenciais (2 valores).
Trabalho final individual sobre a formação realizada, integrando a reflexão sobre o contributo do Curso de Formação para o desenvolvimento profissional e o sucesso educativo dos alunos (8 valores).

Registo: CCPFC/ACC-115940/22
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230 e 520
Formadores: Carlos Neto de Carvalho e Soren Jensen
Local: Geoparques Mundiais da UNESCO Naturtejo (Portugal) e Villuercas (Espanha)
Data de início: 2023-05-19 18:00:00
Data de fim: 2023-05-21 19:00:00
Mínimo: 17
Máximo: 24
Data limite de inscrição: 2023-01-22 23:59:00

  • 2023-06-09 23:29:41

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque