Avaliação pedagógica nas Ciências Experimentais - Turma 3
http://eduxe.com.br/blog/2018/09/25/qual-a-melhor-forma-de-avaliar-os-alunos-em-sala-de-aula/
Cronograma da ação (todas as sessões online):
Data |
Horário |
Nº horas |
01/jun |
18h - 22h |
4 |
4/jun |
9h - 13h e 14h - 17h |
7 |
6/jun |
18h - 21h |
3 |
9/jun |
18h - 22h |
4 |
13/jun |
18h - 21h |
3 |
15/jun |
18h - 22h |
4 |
N.º horas de formação: 25
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com a situação regularizada (até às 20h00 do dia 26 de maio), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 27 de maio);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 70€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 90€
Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;
- Incrementar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes de Ciências Naturais/Biologia e Geologia para a construção de recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.
Conteúdos:
A ação de formação será desenvolvida numa perspetiva teórico-prática, privilegiando a articulação entre as aprendizagens adquiridas nas sessões presenciais/síncronas. As sessões presenciais conjuntas/síncronas têm por objeto os seguintes conteúdos e respetiva carga horária:
1. Enquadramento curricular: documentos de referência – 3 horas;
2. Natureza e Fundamentos da Avaliação - 1 hora;
3. Avaliação formativa e avaliação sumativa - 4 horas;
4. Feedback: natureza, distribuição e utilização por alunos e professores- 4 horas;
5.Aprendizagens Essenciais, Critérios de avaliação, Descritores de Níveis de Desempenho e de Standards.- 4 horas;
6. Processos de recolha de informação - 4 horas. (ASSÍNCRONO)
7. Apresentação, discussão e avaliação dos projetos e materiais desenvolvidos no âmbito do curso – 5 horas.
Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.
Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões (25%) + Trabalhos produzidos nas sessões (25%) + Trabalho final individual sobre a formação vivenciada (50%).
Registo: CCPFC/ACC-112948/21Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Rosa Maia
Local: Online
Data de início: 2022-06-01 18:00:00
Data de fim: 2022-06-15 22:00:00
Mínimo: 12
Máximo: 15
Data limite de inscrição: 2022-05-31 20:00:00
- 2022-06-22 14:19:01