Laboratórios Virtuais no Ensino Experimental das Ciências
https://cloudlabs.us/pt/virtual-stem-pt/
Cronograma:
Sessões síncronas (5):
12/fev |
10h30 às 11h30 |
26/fev |
10h30 às 11h30 |
19/mar |
10h30 às 11h30 |
26/mar |
10h00 às 11h30 |
02/abr |
10h00 às 13h00 |
Local: sessões online (Zoom + Moodle da APPBG)
N.º participantes (mínimo/máximo): 18/30
N.º horas de formação: 15 (7,5 horas online síncronas; 7,5 horas online assíncronas)
Abertura de inscrições: 23 de janeiro às 9h00
Fecho das inscrições: 31 de janeiro às 23h59
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 30€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 45€
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 23h59 de 22-1-2022), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 de 24-1-2022);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Nota: após a receção da notificação de seleção, o formando deverá efetuar o pagamento da ação durante as 48 horas seguintes, com envio do comprovativo para geral@appbg.pt. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.
Sinopse:
É hoje consensual que a realização de trabalho prático promove a mudança conceptual dos alunos, em particular, se forem proporcionadas atividades do tipo investigativo. A experimentação real aliada à experimentação virtual, nomeadamente através de simulações, constitui um ambiente muito favorável à mudança conceptual e desenvolve a capacidade dos alunos para realizarem previsões e explicações aceitáveis dos fenómenos. Para além disso, o recurso a estas tecnologias contribui positivamente para o desenvolvimento do interesse dos alunos. Neste contexto, propõe-se um curso de formação que promova a conceção de situações de aprendizagem interdisciplinares, inovadoras e integradoras das simulações no ensino das Ciências Experimentais.
Objetivos a atingir:
1 – Conhecer as potencialidades do uso de simulações virtuais no ensino das Ciências Experimentais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário;
2 – Promover a exploração de diversas simulações interativas e de situações didáticas de base prática, que integrem estes recursos, através do aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico e didático;
3 – Dinamizar a construção, implementação e avaliação de materiais didáticos inovadores e interdisciplinares, integrando as simulações interativas;
4 – Promover atitudes de colaboração, reflexão e partilha, entre os formandos, sobre materiais e práticas inovadoras no ensino das Ciências Experimentais.
Conteúdos da ação:
Módulo 1. O trabalho prático no ensino das Ciências Experimentais (1 h síncrono + 2 h assíncrono)
- Enquadramento do curso e dos conteúdos a abordar.
- A importância do trabalho prático investigativo (Inquiry) no ensino das Ciências Experimentais.
- Práticas interdisciplinares em Ciências Experimentais.
- Potencialidades da integração curricular das tecnologias digitais.
Módulo 2. Simulações virtuais interativas no ensino das Ciências Experimentais (1 h síncrono + 2 h assíncrono)
- Modelação, visualização e simulação de fenómenos.
- Características das simulações interativas.
Contextos de utilização e potencialidades das simulações interativas.
Módulo 3. Atividades interdisciplinares com recurso a simulações interativas (1 h síncrono + 2 h assíncrono)
- Exploração de atividades interdisciplinares com recurso a simulações interativas.
- Análise e discussão de atividades interdisciplinares com recurso a simulações interativas.
Módulo 4. Organização, implementação e avaliação de atividades com recurso a simulações interativas (1,5 h síncrono + 1,5 h assíncrono)
- Planificação colaborativa de atividades e construção de materiais didáticos com recurso a simulações.
- Partilha e discussão de atividades e materiais didáticos de apoio ao uso de simulações em sala de aula.
Módulo 5. Apresentação e avaliação das atividades e materiais didáticos produzidos para o ensino das Ciências Experimentais (3 h síncrono)
- Partilha das atividades e materiais didáticos desenvolvidos para utilização de simulações em sala de aula.
- Avaliação e discussão em grupo das atividades e materiais didáticos produzidos.
Regime de avaliação:
Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015. Para obter a certificação, é necessária a frequência de, pelo menos, dois terços do total das 15 horas de formação.
Critérios de avaliação:
- Participação e concretização das tarefas propostas – 50 %;
- Elaboração de um relatório individual sobre o trabalho desenvolvido ao longo do curso, integrando a reflexão sobre o contributo do Curso de Formação na preparação dos professores para conceber atividades interdisciplinares com recurso a simulações virtuais e a planificação de uma atividade, bem como os materiais didáticos de apoio, nas áreas curriculares das Ciências Experimentais – 50 %.
Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 510 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 510 e 520.
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230, 510 e 520
Formadores: Marisa Correia (Escola Superior de Educação de Santarém)
Local: sessões online (Zoom + Moodle da APPBG)
Data de início: 2022-02-12 10:30:00
Data de fim: 2022-04-02 13:00:00
Mínimo: 18
Máximo: 30
Data limite de inscrição: 2022-01-31 23:59:00
- 2022-04-28 22:01:34