• geral@appbg.pt

Avaliar para Aprender - Construção de Instrumentos de Avaliação

https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/os-exames-em-exame

Cronograma da ação (sessões online):

Data

Horário

Nº horas

22/jan

9 - 12:30 / 14 - 17:30

7

5/fev

9 - 12:30 / 14 - 17:30

7

19/fev

9 - 12:30 / 14 - 17:30

7

5/mar

9 - 13:00

4

 

 

 

 

 

 

N.º participantes (min/máx): 20/30
N.º horas de formação: 25
Abertura de inscrições: 5 de janeiro de 2022 às 21h00
Fecho das inscrições: 16 de janeiro às 23h59
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 12h00 do dia 5 de janeiro), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 8 de janeiro);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 40€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 60€

Nota 1: após a receção da notificação de seleção, o formando deverá efetuar o pagamento da ação durante as 48 horas seguintes, com envio do comprovativo para geral@appbg.pt. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Nota 2:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.

Objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências no domínio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;
- Incrementar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes de Ciências Naturais/Biologia e Geologia para a construção de recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos específicos.

Conteúdos:

1. Missão do IAVE, I.P., no contexto da formação de professores; organização, desenvolvimento e avaliação da ação – 1hora

2. Clarificação de conceitos – 3 horas (Conceito de avaliação; Componentes de um sistema de avaliação e sua articulação; Dimensão formativa e sumativa da avaliação; Qualidade técnica da avaliação: validade e fiabilidade; Dos documentos orientadores ao referencial)

3. Instrumentos de suporte à construção de testes e itens – 3 horas (Do referencial às matrizes; Estrutura do teste: teste, número de itens, tipologia de itens; Construção da matriz de um teste; Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos)

4. Construção de itens de diferente tipologia (4 horas) (Regras de construção de itens de acordo com a sua tipologia; Análise de itens, tendo em conta regras e recomendações para a sua construção; Construção de itens de diferentes formatos)

5. Itens e critérios de classificação (3 horas) (Construção de itens de diferentes formatos (continuação); Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos; Regras de construção de critérios; Tipos de critérios em função do objeto e do objetivo da avaliação)

6. Itens e critérios de classificação (4 horas) (Análise de critérios, tendo em conta as recomendações para a sua construção; Elaboração de critérios específicos de classificação para os itens produzidos; Distribuição das cotações dos itens num teste; Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos nas duas últimas sessões)

7. Análise e interpretação de resultados (3 horas) (Construção de uma grelha de classificação de respostas a um teste; Noções de psicometria: índices de dificuldade e de discriminação dos itens; Validade e fiabilidade; O papel do erro na análise e interpretação dos resultados)

8. Reflexão sobre os trabalhos produzidos e avaliação da ação (4 horas) (Preenchimento do questionário de avaliação da ação)

Regime de avaliação: 

Como produto final, os formandos têm de elaborar:

- Uma matriz de prova

- Itens de tipologia variada, suportados na matriz da prova

- Critérios de classificação adequados aos itens construídos

- Um relatório individual de reflexão crítica sobre a ação

A avaliação dos formandos resulta da classificação obtida no produto final e da participação nas atividades de discussão.

A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, assentando a avaliação qualitativa, conforme despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e de acordo com o nº 2 do artigo 46 do ECD (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro), na seguinte escala:

Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

É obrigatória a frequência de dois terços do total das 25 horas de formação.

Registo: CCPFC/ACC-104877/19
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Paula Simões e Margarida Oliveira (IAVE)
Local: Online
Data de início: 2021-12-22 12:30:00
Data de fim: 2022-03-05 13:00:00
Mínimo: 20
Máximo: 30
Data limite de inscrição: 2022-01-16 23:59:00

  • 2022-05-16 22:17:18

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque