Avaliar para Aprender - Construção de Instrumentos de Avaliação
https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/os-exames-em-exame
Cronograma da ação (sessões online):
Data |
Horário |
Nº horas |
22/jan |
9 - 12:30 / 14 - 17:30 |
7 |
5/fev |
9 - 12:30 / 14 - 17:30 |
7 |
19/fev |
9 - 12:30 / 14 - 17:30 |
7 |
5/mar |
9 - 13:00 |
4 |
Â
Â
Â
Â
Â
Â
N.º participantes (min/máx): 20/30
N.º horas de formação: 25
Abertura de inscrições: 5 de janeiro de 2022 às 21h00
Fecho das inscrições: 16 de janeiro às 23h59
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 12h00 do dia 5 de janeiro), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 8 de janeiro);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 40€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 60€
Nota 1: após a receção da notificação de seleção, o formando deverá efetuar o pagamento da ação durante as 48 horas seguintes, com envio do comprovativo para geral@appbg.pt. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.
Nota 2:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime JurÃdico da Formação ContÃnua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime JurÃdico da Formação ContÃnua de Professores (dimensão cientÃfica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Objetivos:
- Contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos e de competências no domÃnio da avaliação, em geral, e da avaliação pedagógica, em particular, congruentes com o real conteúdo das orientações constantes nos documentos legais;
- Promover práticas de trabalho colaborativo e cooperativo na construção e desenvolvimento de projetos de avaliação pedagógica em contexto de sala de aula;
- Elaborar recursos educativos de suporte ao desenvolvimento dos projetos de avaliação pedagógica;
- Permitir a troca de materiais e experiências, o esclarecimento de dúvidas e a geração de ideias e projetos de natureza pedagógica e didática;
- Incrementar práticas de avaliação formativa, rubricas, feedback e participação, critérios de avaliação e processos de recolha de informação. Deste modo, visa-se capacitar e apoiar os docentes de Ciências Naturais/Biologia e Geologia para a construção de recursos inovadores necessários e ajustados aos seus contextos educativos especÃficos.
Conteúdos:
1. Missão do IAVE, I.P., no contexto da formação de professores; organização, desenvolvimento e avaliação da ação – 1hora
2. Clarificação de conceitos – 3 horas (Conceito de avaliação; Componentes de um sistema de avaliação e sua articulação; Dimensão formativa e sumativa da avaliação; Qualidade técnica da avaliação: validade e fiabilidade; Dos documentos orientadores ao referencial)
3. Instrumentos de suporte à construção de testes e itens – 3 horas (Do referencial às matrizes; Estrutura do teste: teste, número de itens, tipologia de itens; Construção da matriz de um teste; Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos)
4. Construção de itens de diferente tipologia (4 horas) (Regras de construção de itens de acordo com a sua tipologia; Análise de itens, tendo em conta regras e recomendações para a sua construção; Construção de itens de diferentes formatos)
5. Itens e critérios de classificação (3 horas) (Construção de itens de diferentes formatos (continuação); Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos; Regras de construção de critérios; Tipos de critérios em função do objeto e do objetivo da avaliação)
6. Itens e critérios de classificação (4 horas) (Análise de critérios, tendo em conta as recomendações para a sua construção; Elaboração de critérios especÃficos de classificação para os itens produzidos; Distribuição das cotações dos itens num teste; Apresentação e discussão dos trabalhos produzidos nas duas últimas sessões)
7. Análise e interpretação de resultados (3 horas) (Construção de uma grelha de classificação de respostas a um teste; Noções de psicometria: Ãndices de dificuldade e de discriminação dos itens; Validade e fiabilidade; O papel do erro na análise e interpretação dos resultados)
8. Reflexão sobre os trabalhos produzidos e avaliação da ação (4 horas) (Preenchimento do questionário de avaliação da ação)
Regime de avaliação:Â
Como produto final, os formandos têm de elaborar:
- Uma matriz de prova
- Itens de tipologia variada, suportados na matriz da prova
- Critérios de classificação adequados aos itens construÃdos
- Um relatório individual de reflexão crÃtica sobre a ação
A avaliação dos formandos resulta da classificação obtida no produto final e da participação nas atividades de discussão.
A avaliação final é quantitativa, na escala de 1 a 10, assentando a avaliação qualitativa, conforme despacho nº 4595/2015, de 6 de maio, e de acordo com o nº 2 do artigo 46 do ECD (Decreto-Lei nº 15/2007, de 19 de janeiro), na seguinte escala:
Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
É obrigatória a frequência de dois terços do total das 25 horas de formação.
Registo: CCPFC/ACC-104877/19Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Paula Simões e Margarida Oliveira (IAVE)
Local: Online
Data de inÃcio: 2021-12-22 12:30:00
Data de fim: 2022-03-05 13:00:00
MÃnimo: 20
Máximo: 30
Data limite de inscrição: 2022-01-16 23:59:00
- 2022-05-16 22:17:18