• geral@appbg.pt

Atualização Científica em Temas de Biologia - 11.º ano: Evolução Biológica (AFCD)

 

Datas:
- 12/12/2020 - Evolução Biológica (Paulo Gama Mota): 9h30 às 12h00 + 14h00 às 16h30

Local: sessões online (Zoom)

N.º horas de formação: 5

Abertura de inscrições: 22 de outubro às 00h00

Fecho das inscrições: 1 de novembro às 23h59

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 15€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€
Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 de 24/10);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Objetivos e sinopse:
Considerando a constante evolução do conhecimento científico e a necessidade de encontrar novas metodologias, ferramentas e temas exploratórios para a prática letiva, é crucial que os docentes se mantenham atualizados no sentido de potenciarem a aprendizagem dos seus alunos.
É importante que os professores se apropriem das Aprendizagens Essenciais para que o desenvolvimento do currículo se objetive de forma eficaz. A APPBG, enquanto entidade autora desses referenciais curriculares, prevê, com esta formação, o enquadramento e o aprofundamento científico de todos os temas de Biologia do 11.º ano de escolaridade.

Objetivos a atingir:
- Conhecer as tendências atuais de investigação no âmbito das temáticas plasmadas nas Aprendizagens Essenciais de Biologia do 11.º ano de escolaridade do ensino secundário;
- Promover o contacto com investigadores do ensino superior, de modo a aprofundar e/ou reconstruir o conhecimento científico;
- Promover atitudes de colaboração, reflexão e partilha, entre os formandos, sobre materiais e práticas pedagógicas no ensino da Biologia do ensino secundário (11.º ano).

Conteúdos da ação:
Conceitos teóricos:
Conteúdos relativos ao ensino da Evolução Biológica, da disciplina de Biologia e Geologia 11, de acordo com as AE (sessão síncrona – 5 h)

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores do Grupo de Recrutamento 520.

Registo:
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores do Ensino Secundário do grupo 520
Formadores: Paulo Gama Mota (DCV-UC)
Local: sessões online (Zoom)
Data de início: 2020-11-01 09:31:00
Data de fim: 2020-11-01 09:31:00
Mínimo:
Máximo: 60
Data limite de inscrição: 2020-11-12 23:59:00

  • 2020-12-28 18:35:00

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque