• geral@appbg.pt

Ensino-aprendizagem em E@D: modelos pedagógicos, plataformas e tecnologias, atividades e avaliação

Data: 18 e 21 (17h30-19h30 - sessões síncronas) e 19 e 20 de Maio (sessões assíncronas)

Local: sessões online (Zoom)

N.º participantes (mín-máx): 20-150

N.º horas de formação: 6

Abertura de inscrições: 11 de Maio às 23h59

Fecho das inscrições: 16 de Maio às 14h00

 

Preço da ação:

Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 0€

Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€

 

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (até ao dia 12-5-2020 às 23h59);

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

 

Objetivos e sinopse:

A evolução das tecnologias e das redes de comunicação propiciaram o surgimento de uma sociedade reticular marcada por mudanças acentuadas na economia e no mercado de trabalho, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem.

A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a E@D, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma.

Esta mudança exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida. Com efeito, a mudança de paradigma, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas.

Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez e fluidez, é necessário desencadear processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a qualidade profissional dos professores.

É no quadro dessas necessidades que se criou esta ação de curta duração que tem como principais objetivos:

  • servir como apoio a professores a nível do desenvolvimento de competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais de ensino-aprendizagem em rede;
  • analisar atividades pedagógicas em E@D, identificando criticamente os seus principais elementos.
  • Promover a utilização do digital, enquadrado em modelos e práticas pedagógicas próprias, como forma de desenvolver competências transversais e aprendizagens significativas.

 

Conteúdos da ação:

  1. Educação e Comunicação em E@D e Modelos Pedagógicos Virtuais
  2. Plataformas e Tecnologias Digitais
  3. E-Atividades de Aprendizagem e Avaliação Digital

 

Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
Destinatários: Professores do Grupo Disciplinar 230 e 520
Formadores: António Moreira (Professor Auxiliar da UAb - Dep. Educ. Ensino a Distância)
Local: sessões online (Zoom)
Data de início: 2020-05-18 17:30:00
Data de fim: 2020-05-21 19:30:00
Mínimo: 20
Máximo: 150
Data limite de inscrição: 2020-05-16 14:00:00

  • 2020-10-20 00:28:50

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque