• geral@appbg.pt

Potencialidades didáticas de uma sala virtual “Classroom®” no Ensino a Distância: proposta de atividades para o ensino da Biologia e Geologia do 10.º ano

Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/absorcao-agua-nutrientes.htm

Data: 14 e 15 (17h30-19h30) e 16 de Maio (10h30-12h30)

Local: 3 sessões online (Zoom)

N.º participantes (mín-máx): 20-100

N.º horas de formação: 6

Abertura de inscrições: 7 de Maio às 12h00

Fecho das inscrições: 12 de Maio às 12h00

 

Preço da ação:

Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 0€

Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€

 

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (até ao dia 9-5-2020 às 12h00);

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

 

Objetivos e sinopse:

No âmbito do Plano de Ensino à Distância (E@D) determinado pelo Ministério da Educação, emergiram novas necessidades formativas no que concerne à aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino formal à distância.

Assim, pretende-se dotar os docentes de competências que lhes permitam a utilização didática de uma Sala no Classroom da Google®, no âmbito de atividades à distância para o ensino da Biologia e Geologia do 10.º ano, nomeadamente:

• Compreender os conceitos básicos estruturantes do Ensino à Distância (EaD).

• Distinguir diferentes formas de Comunicação Mediada por Computador (CMC)

• Explorar as ferramentas disponíveis no Classroom® relativamente a diferentes parâmetros (privacidade, partilha de recursos, comunicação síncrona e assíncrona, tipologia dos trabalhos integrados e avaliação das atividades).

• Criar uma proposta de atividades para uma sequência didática.

 

Conteúdos da ação:

1. Introdução ao Ensino à Distância (EaD)

1.1. Conceitos básicos: d-learning, e-learning, m-learning e b-learning

1.2. Comunicação no EaD

1.2.1. Comunicação mediada por computador (CMC)

1.2.2. Tipos cronológicos de comunicação

1.2.2.1. Comunicação síncrona

1.2.2.2. Comunicação assíncrona

2. A Classroom e suas utilizações no EaD

2.1. Conceito de Sala Virtual

2.2. Vantagens e desvantagens de uma Sala Virtual

3. Aplicação de um exemplo de Sala virtual para o Ensino e Aprendizagem do tema "Transporte nas Plantas”

3.1. Funcionalidades e ferramentas

3.2. Concepção de e-atividades em Biologia e Geologia do 10.º ano

3.3. Técnicas de avaliação no Classroom®

3.3.1. Classificação por Categorias (Ponderação por categoria)

3.3.2. Rubricas (descritores e ponderação)

 

Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
Destinatários: Professores do Grupo Disciplinar 520
Formadores: Leonel Seroto Rocha
Local: 3 sessões online (Zoom)
Data de início: 2020-05-14 17:30:00
Data de fim: 2020-05-16 12:30:00
Mínimo: 20
Máximo: 100
Data limite de inscrição: 2020-05-12 12:00:00

  • 2020-10-20 00:28:48

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque