Potencialidades didáticas de uma sala virtual “Classroom®” no Ensino a Distância: proposta de atividades para o ensino da Biologia e Geologia do 10.º ano
Fonte: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/absorcao-agua-nutrientes.htm
Data: 14 e 15 (17h30-19h30) e 16 de Maio (10h30-12h30)
Local: 3 sessões online (Zoom)
N.º participantes (mín-máx): 20-100
N.º horas de formação: 6
Abertura de inscrições: 7 de Maio às 12h00
Fecho das inscrições: 12 de Maio às 12h00
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 0€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (até ao dia 9-5-2020 às 12h00);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Objetivos e sinopse:
No âmbito do Plano de Ensino à Distância (E@D) determinado pelo Ministério da Educação, emergiram novas necessidades formativas no que concerne à aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino formal à distância.
Assim, pretende-se dotar os docentes de competências que lhes permitam a utilização didática de uma Sala no Classroom da Google®, no âmbito de atividades à distância para o ensino da Biologia e Geologia do 10.º ano, nomeadamente:
• Compreender os conceitos básicos estruturantes do Ensino à Distância (EaD).
• Distinguir diferentes formas de Comunicação Mediada por Computador (CMC)
• Explorar as ferramentas disponíveis no Classroom® relativamente a diferentes parâmetros (privacidade, partilha de recursos, comunicação síncrona e assíncrona, tipologia dos trabalhos integrados e avaliação das atividades).
• Criar uma proposta de atividades para uma sequência didática.
Conteúdos da ação:
1. Introdução ao Ensino à Distância (EaD)
1.1. Conceitos básicos: d-learning, e-learning, m-learning e b-learning
1.2. Comunicação no EaD
1.2.1. Comunicação mediada por computador (CMC)
1.2.2. Tipos cronológicos de comunicação
1.2.2.1. Comunicação síncrona
1.2.2.2. Comunicação assíncrona
2. A Classroom e suas utilizações no EaD
2.1. Conceito de Sala Virtual
2.2. Vantagens e desvantagens de uma Sala Virtual
3. Aplicação de um exemplo de Sala virtual para o Ensino e Aprendizagem do tema "Transporte nas Plantas”
3.1. Funcionalidades e ferramentas
3.2. Concepção de e-atividades em Biologia e Geologia do 10.º ano
3.3. Técnicas de avaliação no Classroom®
3.3.1. Classificação por Categorias (Ponderação por categoria)
3.3.2. Rubricas (descritores e ponderação)
Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
Destinatários: Professores do Grupo Disciplinar 520
Formadores: Leonel Seroto Rocha
Local: 3 sessões online (Zoom)
Data de início: 2020-05-14 17:30:00
Data de fim: 2020-05-16 12:30:00
Mínimo: 20
Máximo: 100
Data limite de inscrição: 2020-05-12 12:00:00
- 2020-10-20 00:28:48