• geral@appbg.pt

Curso de Formação “Estudo das rochas”

(Fonte: https://www.flickr.com/photos/126272138@N04/17302550932)

 

Datas:

Junho: 23 (4ª feira - 18h às 21h) / 25 (6ª feira - 18h às 22h - sessão com o Professor Rui Dias) / 30 (4ª feira - 18h às 21h) = total de 10 horas

Julho: 3 (sábado - 14h às 18h) / 7 (4ª feira -18h às 21h) / 14 (4ª feira - 18h às 21h) = total de 10 horas

17 de julho (sábado) - dia de trabalho presencial na UTAD (7 horas)

Total = 27 horas + 3 horas de trabalho individual = 30 horas

 

Local: UTAD

N.º participantes: Mínimo – 15 / Máximo - 20

N.º horas de formação: 30

Abertura de inscrições: 3 de junho às 10h00

Fecho das inscrições: 13 de junho às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - candidatos que se inscreveram no primeiro momento de abertura do processo de inscrições (antes do cancelamento), se manifestarem a vontade de manter a sua inscrição;

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (prioridade válida até às 23h59 do dia 6 de junho);

c) 3.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Nota: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após a receção dessa notificação. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.

Preço da ação:

Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 60€

Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 75€

Nota:

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Objetivos:

- Reconhecer o ciclo sedimentar e seus efeitos na meteorização, erosão, transporte e sedimentação dos materiais detríticos, que levem os alunos a entender corretamente as caraterísticas das rochas sedimentares e as inter-relações a diferentes escalas;
- Caraterizar em particular os processos sedimentares associados às orogenias varisca e alpina;
- Sensibilizar para a importância do método científico e da petrologia experimental, demonstrando o interesse dos modelos petrogenéticos no avanço do conhecimento;
- Reconhecer fatores de metamorfismo e seus efeitos nos materiais litológicos;
- Distinguir diferentes tipos de metamorfismo;
- Compreender o conceito de fácies de metamorfismo;
- Reconhecer estruturas, texturas e associações mineralógicas típicas de cada fácies de metamorfismo e os seus ambientes geológicos;
- Reconhecer a diversidade de magmas existente na Terra e compreender a sua génese;
- Identificar o modo de ocorrência dos diferentes tipos de rochas magmáticas;
- Classificar rochas magmáticas de acordo com a sua textura e mineralogia;
- Compreender os mecanismos de diferenciação magmática.

Conteúdos da ação:

- Abundância relativa das rochas sedimentares. Alteração. Transporte. Sedimentação. Diagénese;
- Critérios de classificação das rochas sedimentares. A textura das rochas sedimentares. O tamanho do grão. Forma e arredondamento;
- Rochas detríticas: argilas - significado paleogeográfico e climático e rochas vulcanoclásticas;
- Rochas não detríticas: carbonatadas, siliciosas, ferríferas, carbonosas e evaporíticas;
- As rochas sedimentares no ciclo petrogenético e na evolução geotectónica;
- Atividade sedimentar no território português;
- Conceito, Fatores e Tipos de metamorfismo;
- Estruturas e Texturas. Cronologia da blastese versus deformação;
- Minerais das rochas metamórficas - comuns e tipomorfos;
- Sistemática das rochas metamórficas. Protólitos e rochas resultantes;
- Fácies, grau e isógrada de metamorfismo. Ultrametamorfismo;
- Génese dos migmatitos;
- Atividade metamórfica no território português;
- A Petrologia Ígnea como Ciência. Métodos de estudo em Petrologia Ígnea;
- Rochas ígneas - âmbito e significado do termo. Ambientes ígneos: intrusivo e extrusivo. Magmas;
- Conceito e definição de magma. Propriedades físicas do magma;
- Classificação das rochas ígneas com base em diversos critérios de classificação;
- Génese e Evolução dos magmas. Geoquímica de processos ígneos. Séries magmáticas. Ascenção e instalação de magmas;
- Atividade ígnea no território português. Evolução temporal das rochas ígneas ao longo da história da Terra;
- Visitas ao Museu de Geologia da UTAD e Percurso académico no Campus da UTAD, observando rochas de diversas tipologias.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões + Trabalhos produzidos nas sessões + Trabalho final individual sobre a formação vivenciada

Registo: CCPFC/ACC-107285/20
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230 e 520
Formadores: Elisa Preto, Anabela Ribeiro, Rui Teixeira e David Liste
Local: UTAD
Data de início: 2020-06-23 18:00:00
Data de fim: 2020-07-17 20:00:00
Mínimo: 15
Máximo: 20
Data limite de inscrição: 2021-06-13 23:59:00

  • 2021-09-14 14:42:20

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade

Em destaque