Reprodução e Fertilidade (Turma 2)
Fonte: https://fertivitro.com.br/reproducao-assistida/, em 2-8-2024)
Cronograma da ação (sessões teóricas online + práticas presenciais):
Data |
Horário |
Nº horas |
Modalidade |
9/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
10/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
11/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
12/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
14/9 |
9h30-12h30 14h00-17h30 |
7 |
Presencial (Coimbra) |
16/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
17/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
18/9 |
18h00 às 20h00 |
2 |
Online |
19/9 |
9h00 às 12h30 |
2 |
Online |
28/9 |
9h30-12h30 14h00-17h30 |
7 |
Presencial (Coimbra) |
N.º participantes (min/máx): 17/20
N.º horas de formação: 30
Abertura de inscrições: 5 de agosto às 21h00
Fecho das inscrições: 18 de agosto às 23h59
Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 5-8-2024), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 6 de agosto);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 90€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 120€
Nota 1: após receção da notificação de seleção, o/a formando/a deverá efetuar o pagamento da ação até 48 horas após essa receção. A não formalização da inscrição nesse prazo resultará na anulação da candidatura e consequente substituição por elemento em lista de espera.
Nota 2:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Objetivos:
1) Atualizar o conhecimento dos professores em temáticas que são lecionadas no âmbito dos planos curriculares em vigor, tendo por base literatura mais recente na área da biologia da reprodução.
2) Introduzir novos conceitos teóricos relativamente a essas temáticas, que permitam aos formandos alargar a sua abordagem nos conteúdos a lecionar.
3) Providenciar ferramentas e protocolos adequados, que permitam a planificação de aulas práticas diferentes, mais ricas e atuais em sala de aula.
Conteúdos:
MÓDULO 1 - Lado masculino e MÓDULO 2 - Lado feminino:
Gametogénese (detalhes metabólicos, alterações em contexto de doença); Infertilidade (história, etiologia, prevalência, diagnóstico, tratamentos); O gâmeta (função, detalhes metabólicos, maturação e competência); Impacto do lifestyle na gametogénese/gâmetas; Técnicas de preservação da fertilidade; PMA e Enquadramento legal;
MÓDULO 3: Células estaminais - Desenvolvimento embrionário; origem, estaminalidade, tipos de células estaminais; Reprogramação celular e pluripotência induzida; Aplicações clínicas e enquadramento legal;
MÓDULO 4: Comunicação de ciência: Literacia em saúde reprodutiva/(in)fertilidade; Comunicação de ciência e Educação não formal em ciência; Ciência viva:
MÓDULO 5: Componente prática: Avaliação da gametogénese e funcionalidade dos gâmetas (Histologia, Imunicitoquímica).
Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.
Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões (25%) + Trabalhos produzidos nas sessões (25%) + Trabalho final individual (50%).
Registo: CCPFC/ACC-121036/23Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Investigadoras do CNC/CIBB-UC
Local: online e presencial (Coimbra)
Data de início: 2024-09-09 18:00:00
Data de fim: 2024-09-28 18:00:00
Mínimo: 17
Máximo: 20
Data limite de inscrição: 2024-08-18 23:59:00
- 2024-12-16 09:53:50