Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2017

Consideramos a prova, na sua globalidade, de acordo com os programas homologados da disciplina, corretamente articulada com a informação-prova publicada pelo IAVE, I.P., com uma extensão adequada ao tempo proposto para a sua realização, assim como com critérios gerais e específicos de classificação adequados. Denotamos igualmente equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia, no domínio procedimental, assim como na distribuição dos conteúdos de 10.º e 11º ano.

Regozijamo-nos com o facto de o grupo procedimental ter incidido sobre a componente de Geologia, proporcionando um melhor equilíbrio avaliativo entre as componentes.
Alguns itens merecem-nos, contudo, um comentário reflexivo

Ler mais
Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2017 (PDF)
Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Biologia e Geologia 702 - 1ª Fase 2017

Consideramos a prova, na sua globalidade, de acordo com os programas homologados da disciplina, corretamente articulada com a informação-prova publicada pelo IAVE, I.P., com uma extensão adequada ao tempo proposto para a sua realização, assim como com critérios gerais e específicos de classificação adequados. Denotamos igualmente equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia, no domínio procedimental, assim como na distribuição dos conteúdos de 10.º e 11.º ano. Observa-se, todavia, na componente de Biologia, uma excessiva concentração em temas de Biologia Celular e Molecular em detrimento de outros.

Ler mais
Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Biologia e Geologia 702 - 1ª Fase 2017 (PDF)
Contra o insucesso escolar (por Galopim de Carvalho)

[...] Com eles aprendi que havia beleza em todas as matérias integradas nos nossos programas escolares, mesmo naquelas que os alunos menos motivados achavam desinteressantes.

As outras chaves, que a experiência me ensinou, são a estimulação da autoestima e a consciência do dever cívico de estudar. Fundamental no binómio ensino/aprendizagem, compete aos educadores e aos professores conduzirem os alunos nesses três sentidos. Quaisquer que sejam as matérias em causa ou os níveis de escolaridade e etários dos alunos, estas chaves fazem deles alguém que tem gosto em aprender, que frequenta as aulas com prazer, encara o estudo como uma condição de cidadania, respeita a escola e se respeita a si próprio. Para tal, o docente tem de conseguir estabelecer com o discente uma aproximação de confiança e afectividade mútuas que, a par do cumprimento do programa escolar, lhe permita actuar com êxito nestas três vertentes [...]

Ler mais
Parecer acerca da Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2016

Consideramos que a prova está globalmente de acordo com os programas homologados da disciplina, assim como articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P.

Ler mais
Análise dos Resultados do Exame Nacional de Biologia e Geologia, 1.ª Fase - 2016

Na sequência da publicação dos resultados da 1.ª fase dos Exames Nacionais do Ensino Secundário, a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia congratula-se com a subida de 12 pontos na média dos alunos internos, relativamente a 2015, a elevada correlação CIFCE, assim como com a descida da percentagem de reprovações na disciplina de 11 para 8%.

Ler mais