• geral@appbg.pt

Potencialidades didáticas de ferramentas Wiki no Ensino à Distância

https://www.goconqr.com/pt/examtime/blog/educacao-a-distancia-ead/

Data: 9, 10 e 13 de Abril (14 às 16 horas)

Local: 3 sessões online

N.º participantes: 15

N.º horas de formação: 6

Abertura de inscrições: 4 de Abril às 20h00

Fecho das inscrições: 8 de Abril às 12h00

Preço da ação:

Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 0€

Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 20€

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição;
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

 

Objetivos e sinopse:

No âmbito do Plano de Ensino à Distância (E@D) determinado pelo Ministério da Educação, emergiram novas necessidades formativas no que concerne à aplicação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino formal à distância. Assim, pretende-se dotar os docentes de ferramentas que lhes permitam a aplicação didática de uma plataforma Wiki (PBworks®), no âmbito de atividades à distância para o ensino da Biologia e Geologia do 11.º ano, nomeadamente:

• Compreender os conceitos básicos estruturantes do Ensino à Distância (EaD).
• Distinguir diferentes formas de Comunicação Mediada por Computador (CMC).
• Enquadrar conceptualmente as ferramentas Wiki no e-learning 2.0.
• Analisar o funcionamento de um software Wiki – PBworks® relativamente a diferentes parâmetros (custo, complexidade, aspetos técnicos, ferramentas, clareza e controlo).
• Criar conteúdos multimédia para uma e-atividade a partir de uma página Wiki em branco.

Conteúdos da ação:

1. Introdução ao Ensino à Distância (EaD)
1.1. Conceitos básicos: d-learning, e-learning, m-learning e b-learning.
1.2. Comunicação no EaD
1.2.1. Comunicação mediada por computador (CMC)
1.2.2. Tipos cronológicos de comunicação
1.2.2.1. Comunicação síncrona
1.2.2.2. Comunicação assíncrona
1.3. E-learning 1.0 versus e-learning 2.0
2. Wikis e suas utilizações na EaD
2.1. Conceito Wiki
2.2. Vantagens e desvantagens das Wikis
3. Aplicação de um exemplo de software Wiki: o PBworks®
3.1. Funcionalidades e ferramentas
3.2. Concepção de e-atividades em Biologia e Geologia do 11.º ano
3.3. Técnicas de avaliação no PBworks®

 

 

Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 520
Formadores: Rui Soares
Local: 3 sessões online
Data de início: 2020-04-09 14:00:00
Data de fim: 2020-04-13 16:00:00
Mínimo: 10
Máximo: 15
Data limite de inscrição: 2020-04-08 12:00:00

  • 2020-10-20 00:28:44

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade