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Ação de Formação de Curta Duração “A (in)sustentabilidade dos recursos minerais”

Parceria: Sociedade Geológica de Portugal | Centro Ciência Viva do Lousal | APPBG

Data/Hora: 20 de novembro de 2019, 9h30 – 18h30

N.º horas de formação: 6

Programa:

9:30h – Início da receção dos participantes e icebreaker.

11:00h – Início da sessão da manhã

  • Rui Dias- Apresentação do Evento e da Sociedade Geológica de Portugal
  • Jorge Relvas & Álvaro Pinto – Apresentação do Centro Ciência Viva do Lousal
  • Apresentação do livro “A Mina em que vivemos”: Jorge Relvas e Sofia Pereira

12:00h – Almoço Buffet no Restaurante Armazém Central.

13:30h – Percurso Mineiro Galeria Waldemar

15:00h – Conferência Iain Stewart, seguido do debate "A (in)sustentabilidade dos recursos minerais" com os convidados António Mateus, João Joanaz de Melo, Rodrigo Martins e Sérgio Esperancinha

16:30h – Coffee-break

17:00h – Continuação do Debate.

18:30h – Encerramento do Evento no Museu Mineiro do Lousal.

Descrição:

Intitulado “A (in)sustentabilidade dos recursos minerais”, este evento pretende: a) promover a discussão sobre sustentabilidade dos recursos minerais entre geocientistas, especialistas na área do ambiente, administração pública e público em geral; b) promover estratégias de divulgação e consciencialização da importância de uma exploração sustentável dos recursos minerais, os grandes responsáveis por inúmeros desafios a nível global, numa altura em que a transição energética é uma prioridade de todos; c) Efetuar um percurso mineiro e visita a uma galeria subterrânea recuperada na Mina do Lousal, um exemplo de projeção internacional de recuperação de áreas mineiras degradas; d) apresentar o livro "A Mina em que vivemos" , destinado ao público em geral, mas muito em especial aos alunos e professores dos Ensinos Básico e Secundário, sobre os elementos químicos e os minerais de onde são extraídos, com especial ênfase nos metais definidos como críticos pela União Europeia.

 

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:

a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição;

b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Inscrições obrigatórias em: www.appbg.pt - para certificação da formação

https://tinyurl.com/insustentabilidade - para participação no evento.

Preço da ação: Gratuita

Nota:

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.

Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.

Mais informações:

https://socgeol.org

1ª Circular

Registo:
Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
Destinatarios: Professores dos Ensinos Básico e Secundário dos grupos 230, 420 e 520
Formadores: Iain Simpson Stewart, Álvaro Manuel Madureira Pinto, António Manuel Nunes Mateus, João Joanaz de Melo, Jorge Manuel Rodrigues de Sancho Relvas, Rodrigo Ferrão de Paiva Martins, Rui Manuel Soares Dias, Sérgio Carreiras Esperancinha e Sofia Raquel Cardoso Pereira
Local: Lousal, Grândola
Data de início: 2019-11-20 09:30:00
Data de fim: 2019-11-20 18:00:00
Mínimo:
Máximo: 100
Data limite de inscrição: 2019-11-12 18:00:00
Preco para Sócios com cotas regularizadas: €0
Preco para Não sócios/sócios em situação irregular: €0

  • 2019-11-13 16:34:28

Subsites

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade